quinta-feira, 4 de abril de 2013

Esta é a semana do Rui !





Na Cooperativa Cowork queremos divulgar os nossos coworkers!! O que fazem… os seus percursos, talentos e o que os faz mexer :)

Esta é a semana do RUI VENTURA!!

Num modo de conversa amigável , um set casual, para coffe break sem café ou derivados de cafeína, provocámos o Rui para falar de si, sobre o seu percurso, o que faz e para onde quer ir…

Bem mais confortável no outro lado da câmara e do microfone, o Rui saiu da sua zona de conforto  e contou-nos algumas coisas sobre si…




O Rui não é apenas cinéfilo de sofá. Trabalha em produção e pós produção audiovisual, atirando-se há mais de um ano como freelancer neste modo de vida de captação, (des)colagem e aprimorar imagens com sons, para contar histórias bonitas ou não...

O percurso profissional do Rui é como uma curta metragem mas já com experiências de valor que promovem o seu talento e uma publicidade fundamental  “do boca à boca”


TAKE 1 BackGROUND
Acabado de sair do percurso profissional na ESCO em Torres Vedras no curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, o Rui mergulhou no 1º ano da Licenciatura Comunicação e Multimédia na Universidade Lusíada. A sua turma estreou o curso, que paradoxalmente se revelou extremamente teórico sem experimentação no terreno.

No último ano do curso, o Rui e os seus colegas pariram a sua primeira obra de ficção “Baton Rouge” uma curta metragem de ficção, um foto filme com voz off, onde a acção principal se desenrola nos feitos de um serial killer. Vamos sem dúvida promover esta pequena ficção ao longo da semana…para os apaixonados por ficção como o Rui.

É também nesta altura, que o Rui embarca na formação em Pós Produção na Restart. Sendo essa a sua “especialidade”-  a pós produção/edição. Na linha toda de montagem cinematográfica, é na parte final que se “cozinha” e se constroem significados.


Take 2 Clicks importantes
O Rui passou já por algumas empresas de audiovisual, que foi sempre articulando com trabalhos paralelos a solo.

Das colaborações mais significativas, destaca-se a colaboração com o Arte Institute (www.arteinstitute.org), que vale a pena espreitar.

A colaborar com o Arte Institute há cerca de 2 anos, tem tido um papel muito activo, tem tido a oportunidade de estar envolvido com um projecto que admira genuinamente, podendo participar na promoção e divulgação da cultura e artistas portugueses nas terras americanas (EUA).

Salienta as amizades feitas e a recente colaboração com Henrique Pina e Francisco Baptista na curta metragem “O mundo cai aos bocados…e ainda assim as pessoas apaixonam-se” a exibir em território nacional brevemente.


TAKE 3 …E O FUTURO?
Há o desejo de consolidar o seu projecto profissional a nível de marketing e comunicação e colaborar com mais gente. Para se dar a conhecer, encontra-se a dar os retoques finais no seu portefólio on-line.

O que o Rui quer mesmo é continuar a fazer o que gosta, com um documentário em carteira, gostava de voltar a fazer ficção.

O Rui também é cinéfilo de sofá, faz umas partidas de FIFA, sofre com o Sporting, mas o que é mesmo bom é estar entre amigos…