quarta-feira, 9 de outubro de 2013

De executiva a consultora de imagem...


Nas memórias mais remotas, já reinava no seu imaginário infantil o assalto ao armário das roupas da mãe! Os saltos altos, onde os seus pezitos baloiçavam… as divertidas pinturas faciais, para um jogo de faz de conta, onde Érica vivia no mundo dos crescidos.

Só faltava mesmo encontrar o biscoito mágico da Alice, no país das maravilhas, porque o desejo era enorme de crescer bem depressa!!





De nacionalidade Angolana, viveu em Benguela até aos 18 anos, com o desejo de ser médica.

Curiosa pelo desconhecido e no fundo de crescer, deixou a sua terra natal para mergulhar no admirável mundo novo, mais urbano e agitado, da cidade de Luanda.

Ingressou na faculdade, no curso de direito, acompanhada da sua irmã, onde porém não se encaixou! O seu pragmatismo e espírito prático, afastaram-se, na sua opinião, do cinzentismo daqueles manuais de legislação, densos e maçudos!

Curiosa e apaixonada pela busca e exploração das suas competências, teve diversas experiências profissionais, como trabalhadora–estudante.




Trabalhou como administrativa na PricewaterhouseCoopers. Foi desbravando o mercado de trabalho, com destacado profissionalismo, surgindo propostas cada vez mais desafiantes, acabando por integrar o Banco Comercial de Angola. Durante o seu primeiro ano de trabalho e devido a todo o seu potencial, foi convidada a ser gestora de clientes premier. Teve experiência de ser subdirectora de balcão noutro banco ascendendo a directora.

Motivada, pelo reconhecimento, foi aprender outra vez… e iniciou o curso de gestão de empresas, na Universidade Metodista de Angola. E quando tudo parecia estar bem… ficou ainda melhor!

Encontrou o amor também nesta cidade e a família cresceu :) , nascendo o seu primeiro rebento. Com a azáfama da maternidade, exigências profissionais, acaba por deixar em standby o curso universitário.




Aliado ao mundo empresarial, financeiro e de gestão, a Érica desenvolveu outra faceta reconhecida pelo seu círculo de amigas.

Com a paixão pelo mundo da moda, as suas tendências, associadas à importância da feminilidade e apresentação pessoal, Érica além de se vestir com carisma e ser dona de uma beleza doce, nos momentos de coffebreak, desdobrava-se em conversetas informais, onde com originalidade, dava opiniões, conselhos e sugestões sobre o look das suas colegas, acabando por ser reconhecida neste papel e fazer a diferença na vida das mesmas.


Surge o desejo de reformular o seu caminho! Pediu uma licença sem vencimento no banco e dedicou-se de corpo e alma à sua grande paixão e vocação - moda e imagem pessoal.

Apostou na formação: frequentou cursos on-line, presenciais (ministrados pela Design School Southern Africa), workshops, formações… Já com a devida formação e segurança para demonstrar os seus conhecimentos, começou a fazer consultoria ao domicílio, visto que em Angola não existia ainda este tipo de serviço personalizado. Pelo meio consultou governadoras, médicas, advogados, noivas… no fundo, mulheres bonitas em busca de um empurrãozinho para serem mais felizes!




Decepcionada com a qualidade de vida em Angola, e desiludida com as limitações do país, lançou-se mais uma vez à aventura e embarcou para terras portuguesas. Eis que o seu fado foi mesmo Torres Vedras!

Vive por cá há dois anos e gosta de cá viver  : )
Desde logo fez a sua pesquisa de mercado e percebeu que esta cidade era virgem e fértil para o desenvolvimento de um projecto relacionado com a consultoria de imagem. Definiu metas e começou a dar palestras e workshops num centro de formação e numa clínica de estética.





Com vontade de fazer o seu projecto crescer a Érica começou a trabalhar na Cooperativa Cowork. Tem um gabinete bestial e uma versatilidade de serviços que apostam na Felicidade Feminina!

Dentro dos seus serviços, encontramos:

  • consultoria de imagem, 
  • reestruturação de guarda-roupa, 
  • personal shopper
  • books fotográficos, 
  • entre outros…
…Também consta a  


happy hour
 grupo de amigas + chá das 17h + consultoria à mistura!

As meninas da Cooperativa Cowork estão mortinhas para experimentar! :)


Neste momento, frequenta o curso de contabilidade e administração, no ISPO; e o curso de personal shopper na Escola Internacional de Moda em Lisboa.






Na realidade, aquilo que a faz feliz é ver os outros felizes. Como? Começando pelo exterior. Uma mulher bonita é uma mulher feliz. Uma mulher que consiga entender quais os seus pontos fortes e aprender a tirar partido deles é uma mulher concretizada e logo, feliz.


Para conhecer e saber um pouco mais sobre o trabalho da Érica pode visitá-la:
- Blog
     - Rua Dr. Gomes Leal nº3A, 2560-331 Torres Vedras